quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mostra Competitiva reúne 15 cenas curtas da Bahia, Rio de Janeiro e Paraná

As atrizes Fernanda Crescêncio e Kátia Letícia vencedoras da segunda edição do CurtaCena.


Nos dias 8, 9 e 10 de abril, o Espaço Xisto Bahia recebe o III Festival CurtaCena de Teatro, que consiste numa mostra competitiva de esquetes teatrais. No palco, 15 cenas curtas serão apresentadas para o público e uma comissão julgadora, concorrendo a prêmios que totalizam R$7.000,00. Idealizada pela atriz Mariana Moreno, o evento estimula que artistas e amadores criem trabalhos experimentais e autorais, além de revelar exercícios de cena e dar oportunidade a trabalhos que estão em início de criação.

Além dos espetáculos da Mostra Competitiva, o Festival contará com apresentações de artistas convidados como Mariana Freire, em Bastidores, Simone Brault, com uma versão pocket do espetáculo Solo Almodovar e Rafael Medrado, com um monólogo do espetáculo Salmo 91. Participam do Festival, esquetes da Bahia, do Rio de Janeiro e do Paraná, ampliando o alcance do evento que pela primeira vez conta com cenas de outros estados. 


De acordo com Mariana Moreno, idealizadora e coordenadora do CurtaCena de Teatro, em várias praças brasileiras é muito frequente a existência de vários festivais voltados para pequenos espetáculos e esquetes teatrais, possibilitando aos artistas estímulo para criação artística, além de troca de experiências e visibilidade do trabalho. ˜Quando retornei a Salvador e vi que não havia nenhum festival dessa natureza em Salvador, uma cidade com uma produção teatral tão pulsante, estranhei. Daí veio o desejo de criar um evento assim, que pudesse envolver artistas, estudantes e amadores" explicou a atriz. 

O CurtaCena selecionou por meio da curadoria formada pela dramaturga Luciana Comin e do ator Marcelo Praddo, cenas de até 15 minutos de duração. A comissão julgadora conta com nomes reconhecidos na cena teatral baiana: a atriz e diretora Hebe Alves, o dramaturgo e diretor João Sanches e a atriz Evelin Buchegger. O festival oferecerá prêmios de R$1.000,00 para os vencedores nas categorias: Destaque/ Revelação, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Texto Inédito, Melhor Direção, Melhor Esquete. Por decisão do público, sem interferência dos julgadores, a Categoria Voto Popular pela primeira vez faz parte do evento, mostrando o trabalho que conquistou a platéia.


Realizado pela Baú Produções e lançado em Salvador em 2010, o III Festival CurtaCena de Teatro foi contemplado no Edital Setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. 



Serviço

III Festival CurtaCena de Teatro

Dias 8, 9 e 10 de abril, às 19h, no Espaço Xisto Bahia



Os ingressos poderão ser trocados por um livro, em bom estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário